Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

01
Abr 11

Portugal atravessa uma das maiores crises de sempre, que na minha opinião, os efeitos devastadores só agora se começam a fazer sentir. Os jovens deste país, que têm o seu futuro hipotecado vão ter de ir procurar trabalho onde ele existir, dentro ou fora de fronteiras, mesmo tendo muitas qualificações e diplomas na mão.

A empregabilidade em Portugal nunca foi verdadeiramente competitiva, nunca se regeu por um sistema de meritocracia, ou seja, os jovens quando não conseguiam emprego no privado, tinham sempre um familiar no funcionalismo público, que dava sempre um jeitinho e conseguia o chamado emprego para toda a vida.

Esta realidade é do domínio público, os níveis de meritocracia em Portugal são dos mais baixos entre os países desenvolvidos e, esse é um dos principais entraves ao desenvolvimento e afirmação do país. Se olharmos para o Estado é uma autêntica epidemia, mas esta enfermidade também afecta o sector privado.

O país assiste diariamente a fuga de talentos, os jovens deixaram de ter confiança nas instituições e no poder político. Assim, ficamos mais pobres a
cada dia que passa, mas o pior é que nada está a ser feito, para que seja criado um verdadeiro sistema de meritocracia, onde os lugares de responsabilidade sejam atribuídos aos mais competentes, de forma a estimular a fixação e o regresso dos nossos talentos. Mas para que isso aconteça é necessário acabar com os lugares reservados, para aqueles e só aqueles, com cartão do partido, o que acho muitíssimo improvável que possa acontecer.

publicado por franciscofonseca às 18:25
sinto-me:

3 comentários:
Parabéns pelo blog. Muito activo e bem feito. Cordialmente, VA
victorangelo a 1 de Abril de 2011 às 21:39

Obrigado pelo seu comentário. Constitui um grande estímulo receber um elogio , de um catedrático de vistas largas. Com elevada consideração, um forte abraço.

Pois é... a cultura do QI ... quem indica... ou da nomeação digital... da cunha... enfim...
Cláudia a 2 de Abril de 2011 às 10:47

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14
16

17
19
21
23

25
27
28
30


TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain
VISITANTES
PARCEIROS
À toa na Net Tedioso: Os melhores links MDig - O maior repositório de risos da rede GeraLinks - Agregador de links LinkLog Colmeia: O melhor dos blogs Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir My Ping in TotalPing.com Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
blogs SAPO