Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

26
Jan 12

Instituições, economistas, políticos, todos dizem que a economia vai recuperar. Mas todos estão errados, porque o crescimento económico na realidade já terminou. Antes, os impérios cresciam e caiam. Mas com a revolução industrial o crescimento rápido tornou-se normal. Os economistas dizem que foi por causa da inovação, pela divisão do trabalho e pelo aumento do comércio. Mas foi principalmente resultado do acesso à energia barata.

Os combustíveis fósseis aceleraram o comércio alimentando as nossas preciosas invenções, comboios, carros e aviões. Os esconomistas assumiram que o crescimento poderia continuar para sempre. É completamente absurdo. Ninguém parou ainda para pensar que todo esse crescimento industrial ocorreu num pequeno planeta com petróleo e solos limitados e apenas com uma certa quantidade recursos naturais.

Hoje, todos falamos em crescimento económico. O aumento do PIB (Produto Interno Bruto) tornou-se a principal medida do sucesso. Mais, maior e mais rápido, o que significa melhor. Há muito que se chegou à conclusão, que há limites para o crescimento.

Governos, empresas e famílias começaram a devorar o crédito fácil. O sistema financeiro criou mecanismos de derivados e títulos cada vez mais complexos para absorver toda a dívida, e fazer crescer constantemente lucros imaginários sobre ativos imaginários. Em 2008 a bolha explodiu. Governos e os Bancos trataram de reinflacioná-la com pacotes de resgate e estímulos financiados pela dívida pública. Mas há limites práticos para a dívida, e estamos a alcança-los.

Há limites práticos para as fontes de energia, e estamos a alcançá-los. Não houve crescimento económico real. Não há recuperação. Tudo foi feito com mais dívida. Temos hipotecado o futuro dos nossos netos, e para impedir que a economia recaia devemos consumir ainda mais. Impossível, eu não consigo. Chegamos ao fim do crescimento económico como o conhecemos! As troikas estão a mentir e a insistir num modelo de crescimento económico falido.

Todos queremos melhores empregos, melhores rendimentos, mas vivemos num planeta com limites! Nós podemos viver sem crescimento ecónomico! Mas temos de começar a fazer algumas coisas de maneira diferente. Temos de avaliar e promover melhorias de vida que não requeiram aumentar o consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos finitos, ou aumentar a dívida. Quanto mais adiarmos isso mais díficil será. O crescimento económico acabou, temos de mudar para algo diferente.

publicado por franciscofonseca às 18:09
sinto-me:

12 comentários:
Obrigado pelo comentário. Os países emergentes vão crescer se tiverem acesso ao petróleo barato, caso contrário será muito difícil .

O petróleo e o gás tem seus preços fixados pela bolsa de commodities, então os países do Bric ( Brasil Russia Índia e China, usamos esta denominação pois são países em crescimento que tem condição de atingir os mesmos patamares de países desenvolvidos a médio prazo) não terão acesso mais barato a combustíveis fosseis. Como no caso do Brasil mesmo que o petróleo seja da Petrobras é vendido mercado interno pelo preço do mercado externo.

O que você chama de crescimento econômico nada mais é do que um dos ciclos do capitalismo, formam-se bolhas econômicas que quando rompidas geram crises. Esse fenômeno é próprio do capitalismo.

Quanto a produção propriamente dita é obvio que ela é limitada pelos recursos disponíveis, mas crescimento não é somente reflexo de maior exploração dos recursos, é também reflexo de otimização. O melhor exemplo interessante das montadoras por fazerem carros que utilizem menos combustível para se locomoverem, como o Smart.

O correto não é parar de crescer como você da a entender, é direcionar nossos esforços na otimização dos recursos existentes.


Davi a 30 de Janeiro de 2012 às 18:53

Obrigado pelo comentário muito interessante. O que eu defendo é um novo crescimento sustentado em novos fatores . Porque o crescimento económico mundial tal como está concebido acabou.

Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

16
17
19
20
21

22
24
25
27
28

30
31


TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar
 
TRANSLATE THIS BLOG
Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain
VISITANTES
PARCEIROS
À toa na Net Tedioso: Os melhores links MDig - O maior repositório de risos da rede GeraLinks - Agregador de links LinkLog Colmeia: O melhor dos blogs Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir My Ping in TotalPing.com Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
blogs SAPO