Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

08
Jul 12

Volto a dedicar um post ao tema da corrupção, mas agora procurando elencar alguns caminhos para a combater. O fenómeno da corrupção é um problema humano, social, político, económico e ético e que, apesar de também se ter globalizado, não é inevitável. Além de mecanismos sociais para a prevenir, depende muito do sentido de justiça dos poderosos para a combater. Esta é uma verdade quer serviu o passado e que serve o presente.

A luta conta a corrupção é uma guerra sem fim à vista. Não existem soluções mágicas e os objetivos de luta contra a corrupção tem de estar na agenda política, quer a nível nacional, quer a nível internacional e felizmente parece que estão, e depois todas as instituições do Estado têm de colaborar nisso, nomeadamente na prevenção.

São necessários novos comportamentos com enfoque para práticas anticorrupção – de prevenção, de deteção e reação – mas também políticas que adotem novos modelos e ferramentas que visam combater este fenómeno, cada vez mais generalizado e com dimensões verdadeiramente astronómicas.

Por outro lado, é necessário a criação de uma cultura que nega a corrupção ou a fraude e que tenha a coragem de correr o risco de perder qualquer contrato, se tal significar hipotecar os nossos valores éticos. Isto significa uma busca pela excelência e, por consequência, a criação de uma cultura de não corrupção, que deverá ser partilhada por todos, por forma a gerar um ambiente de convivência saudável e de negócios limpo.

Mas o que gera a corrupção é o dinheiro. É tempo de acabar com as desculpas, não podem continuar a existir refúgios seguros para o dinheiro corrupto. Os maiores problemas que a luta contra a corrupção enfrenta são o segredo bancário e os paraísos fiscais. Muito do dinheiro sujo vai parar a contas na Suíça, porque tem sistemas bancários demasiado protecionistas e permissivos.

publicado por franciscofonseca às 20:22
sinto-me:

2 comentários:
Tambem tenho um blog exclusivamente contra corrupção no brasil. roubalheirabrasil.blogspot.com.br gostaria de compartilhar com voce minhas ideias. abcs
thiago lobato a 12 de Julho de 2012 às 04:35

Obrigado pelo comentário. Será um prazer compartilhar ideias.

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
18
20

22
23
25
26
27

29
30


TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar
 
TRANSLATE THIS BLOG
Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain
VISITANTES
PARCEIROS
À toa na Net Tedioso: Os melhores links MDig - O maior repositório de risos da rede GeraLinks - Agregador de links LinkLog Colmeia: O melhor dos blogs Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir My Ping in TotalPing.com Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
blogs SAPO